Ir para o conteúdo
Planos Odontológicos Saúde Bucal

A importância do plano odontológico na terceira idade

Leitura: 4 min
178 visualizações

Não existe idade para começar ou terminar de cuidar dos dentes. E uma quantidade cada vez maior de pessoas com mais de 59 anos já sabe disso. É o que mostra o aumento de 17% no número de adesões ao plano odontológico na terceira idade.

Os dados, do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), se referem a apenas 1 ano – de junho de 2017 a junho de 2018. Hoje, segundo o IBGE, já são mais de 30 milhões de idosos no Brasil, um aumento de 18% em cinco anos.

Maior a expectativa de vida do brasileiro, maior também o desejo de envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Assim, a saúde bucal e um sorriso bonito são fundamentais para mais felicidade na melhor idade.

Veja por que um plano odontológico na terceira idade é tão importante e como ele influencia para uma vida saudável!

Plano odontológico na terceira idade: por que ter um?

Cuidar dos dentes na terceira idade é tão importante que existe até uma especialidade para isso: a odontogeriatria.

Através dela os especialistas do plano odontológico na terceira idade realizam um trabalho preventivo, paliativo e curativo. A ideia é evitar complicações que possam interferir na saúde do idoso de forma geral.

Apesar de muita gente não saber, um problema bucal pode desencadear doenças sistêmicas como diabetes, artrose, artrite e osteoporose, além de problemas endócrinos e vasculares.

Da mesma forma o contrário também pode acontecer, com problemas como esse influenciando na saúde bucal do idoso. Por isso o plano odontológico na terceira idade é tão importante.

Idoso cuidando dos dentes

Benefícios da odontogeriatria

Assim como a adolescência e a gestação, por exemplo, a terceira idade também traz mudanças significativas para o corpo.

Por isso, em cada faixa etária e situação é muito importante contar com especialistas que possam avaliá-las e corrigir caso haja necessidade.

Essas transformações devem ser acompanhadas por odontogeriatras do plano odontológico na terceira idade. As principais são:

  • Fragilidade na língua – A língua também sofre com a idade. Com o passar dos anos ela vai gradativamente perdendo sua força, o que dificulta a fala e a mastigação.
  • Perda dos dentes – Esse não é um processo natural, apesar da crença popular. A perda se dá pelo acúmulo de problemas bucais, que podem acontecer antes ou durante a terceira idade.

Dessa forma, a falta de destreza manual e de tônus muscular em idosos para fazer a higienização adequada pode propiciar a contaminação por bactérias e germes que causam as doenças periodontais e a consequente perda dos dentes.

  • Perda de paladar – Com a idade a sensibilidade gustativa também é reduzida. Por isso é comum idosos exagerarem no sal ou no açúcar, o que pode causar problemas em todo o corpo, além da boca.
  • Falta de saliva – A redução da saliva com o passar dos anos acarreta em falta de proteção do esmalte dos dentes. Além disso, pode haver também problemas de alimentação e mau hálito.

Casal de idosos sorrindo

Como o plano odontológico na terceira idade pode ajudar?

O plano odontológico na terceira idade pode ajudar de diversas formas. Uma delas é facilitando o acesso ao dentista regularmente, de modo a detectar qualquer problema antes mesmo que ele aconteça.

Logo, há mais atenção às próteses, melhor orientação em relação à forma correta de higienização bucal e tratamento mais rápido em caso de alguma alteração.

Por outro lado, o plano odontológico colabora para autoestima melhorando a parte estética do sorriso. Assim, dentes saudáveis aumentam a autoconfiança do idoso, ajudando em sua inclusão social.

Quanto maior sua participação na sociedade, melhor também sua saúde mental. Assim, em vez do pijama em casa, muitos sorrisos com os amigos na rua.

Todos estes e outros problemas podem ser evitados e tratados com um plano odontológico na terceira idade. Contate um vendedor e escolha o ideal para você!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: